segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Como Calcular a Quantidade de Comida e Bebida Para sua Festa


Esse post eu fiz em outro blog que eu tinha e foi um verdadeiro sucesso, como é uma dica muito boa, resolvi repostar aqui para vocês.

Não há nada pior do que você levar um tempão sonhando com aquela festa e no dia ela se tornar um verdadeiro pesadelo, pois faltou comida ou bebida.

Para que sua festa dê certo é preciso atenção em todos os detalhes, principalmente no que servir. Pensando nisso, estou trazendo para vocês algumas dicas importantes para que você consiga calcular quanto você precisa de comida e bebida para sua festa.

Uma informação importante além da quantidade de convidados é o tempo de festa e a idade dos convidados, pois essas informações fazem toda a diferença. 

Jovens, comem e bebem mais do que mulheres, idosos e crianças.

Cada 2 crianças equivalem a 1 adulto;

Festas com longa duração aumenta-se a quantidade de comida e bebida

Salgadinhos
  • Calcule 5 a 8 salgadinhos por pessoa se houver almoço ou jantar em seguida.
  • Calcule 12 salgadinhos ou canapés por pessoa se houver apenas um prato quente em seguida (coquetel + prato quente.
  • Calcule aproximadamente 150 gramas de massa por pessoa se for servi-la como acompanhamento e 200 gramas se for servi-la como prato principal.
  • Calcule 120 gramas de frutas e vegetais por pessoa.
  • Calcule aproximadamente 200 gramas de carnes ou peixes por pessoa em um almoço ou jantar onde haverá outros pratos.
  • Calcule 50 gramas de arros por pessoa. Quando cozido o arroz triplica o seu peso, ou seja, 50 gramas de arroz cru equivale a 150 gramas de arroz cozido.
  • Uma fôrma de 22 cm de diâmetro de torta salgada ou doce serve 10 pessoas.
Se você fizer uma festinha com salgadinhos e docinhos somente para adultos calcula-se: 15 salgados e 7 doces por pessoa. Se a festa for infantil calcula-se 6 salgadinhos, se houver outros quitutes como pizza, cachorro quente e 5 docinhos por convidado. Geralmente as confeitarias vendem o cento dos quitutes e os valores variam de acordo com o tipo que você preferir – podem ser sortidos, fritos, folhados, doces tradicionais, caramelados ou glaceados.

Bolos e Doces

Se a festa tiver bolo, que em festa de criança não pode faltar, o cálculo é uma fatia grossa por pessoa (60 gramas), levando em consideração que há pessoas que não comem e há quem pede bis. 

Calcule 5 a 7 docinhos por pessoa.

Em relação as sobremesas, o ideal é fazer com que cada sobremesa de para todos os convidados.

Churrasco

Caso você opte por fazer um churrasco, as quantidades são quase um padrão, utilizadas pela maioria dos assadores. Calcula-se 400g de carne por pessoa (se forem só adultos), mas se o churrasco tiver acompanhamentos como saladas e pãozinho com alho vai sobrar menos apetite para saborear as carnes. 

Se no seu churrasco tiver três tipos de carne, o exemplo de cálculo fica assim: 100g de linguiça, 200g de costela de porco e 100g de picanha, totalizando 400g. Se crianças também forem comer, é aconselhado um acompanhamento como arroz, batata, polentinha frita ou pastelzinho. 

Fingers Foods

Àqueles que preferirem servir finger foods (comidas servidas em pequenas porções), recomenda-se 18 unidades salgadas e 6 doces por pessoa. Em um jantar completo cada pessoa consome cerca de 250g na entrada, no prato principal calcula-se 150g de carboidrato e 250g de proteína e de sobremesa 200g. 

Coffe Breaks

Em eventos longos que pedem coffe breaks, o ideal é não servir muita quantidade por pessoa. Usualmente, há variedade em bebidas (sucos, chás, cafés, refrigerantes) e de comidas (bolachinhas, biscoitos, minissanduíches, salgadinhos variados, minipães, bolinhos), mas tudo em pequenas quantidades, já que cada convidado seleciona o que mais lhe apetece. Então calcula-se 200ml de bebida/pessoa e de 4 a 5 unidades de salgados, mais 2 a 3 unidades de doce/pessoa.

Bebidas

Quantidade de bebida padrão para um evento de quatro horas:

- 400 ml de refrigerante por pessoa no inverno e 600 ml de refrigerante por pessoa no verão
- 800 ml de cerveja por pessoa
- 200 ml de água por pessoa
- Vinho ou espumante se não houver cerveja – calcule ½ garrafa por pessoa
- Vinho ou espumante se houver cerveja – calcule 1 garrafa para cada 5 pessoas - diminua a cerveja para 600 ml
- Whisky – 1 garrafa para cada 50 pessoas
- Coquetel de frutas – 4 litros para 50 pessoas

Descartáveis

Em relação aos copos é importante se calcular de 2 a 3 por pessoa, no caso dos de vidro, e de 4 a 5 se forem de plástico. Os copos de vidro devem variar entre tulipas, taças, copos para refrigerante e água, flutes e etc.

Pratinhos, calcula-se pelo número de convidados mais 10% excedente e guardanapos cinco vezes o número de convidados.

Agora que você já sabe como calcular os comes e bebes da sua festa. O que você está esperando? Mãos a obra e não esqueça de me convidar... Brincadeirinha

Um maravilhoso fim de semana para todos!!!

Beijos



Nenhum comentário: